EUTANÁSIA, POR QUE AS PESSOAS PODEM TER DIREITO A MORRER QUANDO QUISEREM? - C/ DR CARLOS DE FARIA
HTML-код
- Опубликовано: 26 мар 2025
- Cortes do Beto Ribeiro com o Dr Carlos de Faria sobre o ex-primeiro ministro holandês Dries Van Agt e sua mulher Eugenie quebraram a frase marcante dos casamentos: Até que a a m0rt3 os separe. Neste caso, nem mesmo na m0rt3 existiu a separação. Os dois resolveram partir de mãos dadas. Afinal, ate onde vai nosso direito de viver e… de mOrr3r? O que nos impede de determinarmos nosso fim? A religião, a lei ou nosso entorno familiar?
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ruclips.net/user/li...
Para ser membro, clique no link abaixo:
/ @betoribeirocrime
PARA COMPRAR LIVRO PODER S/A:
Amazon: a.co/d/5Tpw66f
Drummond: drummondlivrar...
LOJA BETO RIBEIRO - CADERNOS, CANECAS, CAMISETAS E MUITO MAIS
SITE: lojabetoribeir...
P/ VENDAS INTERNACIONAIS, USE O WHATS: +55 11 94306-3034
Qualquer pessoa envolvida com os casos, que queira trazer seu ponto de vista sobre a história, entrar em contato com: equipebetoribeiro@gmail.com
Instagram: / betoribeiro
Comunidade do Instagram: ig.me/j/AbZwNn...
TikTok: / betoribeiro_
Amazon: amazon.com/author/betoribeiro
Twitter: / betoribeiroreal
Link do WhatsApp:chat.whatsapp....
Link do Telegram: t.me/betoribei...
Beto Ribeiro (MTB Jornalista 0096117/SP)
CANAL COM VISÃO JORNALÍSTICA DE INFORMAÇÃO E PRECAUÇÃO DE CR1ME.
Inscreva-se, curta, comente. :)
CR1ME, COMPORTAMENTO E MISTÉRIO - COM BETO RIBEIRO Развлечения
Eu cuidei do meu pai acamado por 2 anos, ele ficou acamado dos 93 aos 95 anos e numa situação de EXTREMA fragilidade. Meu pai teve um problema na coluna com muita dor e q irradiava para a perna, ele não conseguia ficar sentado, não havia possibilidade de cirurgia e nem de fisioterapia. É muito difícil, a pessoa acamada com tanta idade vai ficando com declínio cognitivo também. Eu não sei, sinceramente, até q ponto vale a pena estar aqui, acho q em determinadas circunstâncias nem vale. Pro meu pai não valia mais, eu cuidei dele o tempo todo, inclusive qdo ele entrou na chamada "fase ativa de morte", q são as 48 horas, 72 horas em q a pessoa está indo embora, tá inconsciente. Eu cuidei dele nessa fase, trocando fralda, trocando a cama, deixando o quarto limpo, cheiroso, sabendo q ele tava indo. Mas falar q valia a pena pra ele estar aqui, não valia. Eu posso dizer, não valia a pena pro meu pai continuar aqui, e eu sou católica, claro q acredito em Deus sendo católica, mas não valia mais a pena, temos q ser realistas.
É muito egoísta de uma família sabendo que uma pessoa vai ficar acamado e sofrendo com dores em outras palavras dizendo 😢 que prefere que o ente querido fica nesse sofrimento do que eles sofrerem com a perda 😢
O limite é o conceito de vida que cada um tem. Sou uma pessoa muito ativa. Não me vejo "vivendo" em estado vegatativo, apenas dando trabalho para os outros membros da família. Voltou do coma, restaram danos cerebrais irreversiveis que farão com que você não consiga fazer mais nada na vida nem mesmo exprimir sua vontade? Pra mim, não faz sentido penalizar os que ficam "vivendo"... Eu não conseguiria "viver" assim.
Um assunto polêmico mas eu sou a favor, o que vemos nos hospitais e mesmo em suas residências pessoas mortas, viva, sem nenhuma esperança de viver 😊
Poderia ser autorizado aqui no Brasil. Tanta sofrimento poderia ser evitado em doenças terminais.
Eu sou totalmente a favor! Cada um sabe da sua dor
Eu ia fazer o mesmo comentário.
Concordo. ...
Acredito que a pessoa tem noção do que está passando e o que está sentindo, se a vontade dela é minimizar o sofrimento e quer realizar o desligamento vital eu acho que deve sim ser respeitado.
Difícil dar pitaco nesse assunto. Cada um com suas razões
Muito bom saber que na Colômbia é possível.❤
Quando se fala desse assunto fica perceptível o egoísmo da sociedade. Querem sempre julgar a dor do outro, avaliar o quão grande ela é sendo que não a estão sentindo… Eu me pergunto, pra quê? Devíamos deixar cada um determinar quando chegou ao limite, independente da causa. Como alguém além da própria pessoa pode determinar o quão insuportável é a dor dela? E mesmo que seja possível continuar, seja possível as coisas melhorarem… A pessoa QUER continuar tentando? Se a resposta for “não”, então ela deve ter o direito de partir. Nao importa a opinião de mais ninguém. Ninguém vai sentir a dor no lugar dela.
A história relatada pelo Beto, ocorrida com o seu pai, foi quase idêntica à da minha mãe. 😢
Tá mais que na hora de normalizar a vontade das pessoas de escolherem até quando conseguem suportar a dor da existência,por conta de crenças limitantes,cada um sabe até onde consegue suportar a dor física e emocional,por conta de crenças nem em estado de absoluta dor a pessoa tem o direito de acabar com o sofrimento que não cause mais dor e desespero último caso precisam se submeter até mesmo no seu momento mais angustiante para acabar com a dor tem que ainda praticar auto eliminação que sempre é Dolorosa,por isso assim como os animais têm direito a uma morte segura e tranquila,(eutanásia)nós seres humanos que não temos crença nenhuma tbm temos esse direito
Concordo. Direito a dignidade
De qualquer modo, ninguém está legislando sobre fazer o suicídio assistido, por exemplo, mas sim sobre a possibilidade do indivíduo decidir sobre como e quando quer partir. Não é improvável que o suicídio assistido diminua o suicídio praticado individualmente, que dispõe de escolhas de forma de morrer agonicamente.
Boa tarde, Beto
Excelente a live hoje, o tema super interessante. Na minha família a morte nunca foi tabu. Meu pai nos orientou como deveriamos proceder quando fosse a hora dele partir. O mesmo já falei para os meus filhos, como devem fazerem comigo. Uma prima até me indicou um cartório na minha cidade para validar o meu consentimento para o quando o dia que eu tiver que partir. Até compartilhei o vídeo para poder ver quando necessário.
Eu sou totalmente a favor . É muito sofrimento na velhice. Uma vida na cama sem poder fazer nada.
@@emiliamariafelixruta5264 nem só na velhice. Vemos vários casos de pessoas novas não sem nenhuma esperança de cura , só vegetando numa cama.
Já vi algumas pessoas em sofrimento extremo,todos em fase terminal de câncer.
Passei a ser totalmente à favor da eutanásia depois disso.
Os medicamentos já não faziam mais efeito e as pessoas ficavam quase desfalecidas de tanta dor 😢😢
É uma escolha do indivíduo
Ninguém tem o direito de decidir sobre a vida do outro desde que ele esteja consciente
Deus m livre,mas se eu por ventura recebesse um diagnóstico d doença terminal,eu não faria tratamento, m negaria terminantemente d fazer. Tratamento PRA Q??? Pra só prolongar o meu sofrimento e o sofrimento da minha família e amigos?! Bem capaz!! Não seria justo com quem m ama. Mais cedo ou mais tarde vou morrer d qualquer jeito mesmo!♿🤷🏼♀️
Bom fia dupla do coração. Eu acho um absurdo não ter esse direito no mundo todo.
Dia
É triste o que se passa com estas pessoas. Porque já perderam a esperança numa cura, num futuro melhor. Peço a Deus para não passar por isso.
Betoooo, dá uma olhada no caso que ta repercutindo muitooo aqui no Maranhão, Adriana Oliveira ela é de santa luzia
O sogro é principal suspeito, existe audios dela e tudo
As vezes também, é cômodo, as pessoas acharem que não tem jeito. É confortável, pensar assim.
Igual quando meu gato ficou ruim, foi 4 cirurgia, 3 anos de muito gasto e sofrimento, mas, se eu tivesse desistido, agora, meu filho não ia ta aqui, bem, e saudável, dentro de tudo que ele passou.
A questão da eutanásia não deveria sequer ser um tema sobre o qual as pessoas se consideram no direito de decidir se outra pessoa pode ou não escolher pôr fim à sua vida. Quem somos nós para determinar o que é melhor ou pior para alguém, sendo que apenas essa pessoa conhece suas dores e sua própria realidade? Para mim, isso é uma atitude egoísta e hipócrita.
@@Mariana_Andrade simplesmente a definição de você decide e pronto.
Direitos:
Vida
Liberdade
Propriedade.
Restante, esquece, você decide. O Estado está aí para te ferr.. e enfim, ele definiu tudo em poucas frases.
Exatamente
Se um filho não vai ser capaz de visitar o pai 15 anos em uma UTI, era melhor, esse pai, nem ter tido filhos.
Sou a favor 👏👏
Algum político está disposto a comprar essa briga e enfrentar os fanáticos que tentam empurrar seus dogmas como regra para a vida dos outros?
Vivenciei uma situação nesse contexto. Em 2018 minha mãe foi diagnosticada com um câncer em grau 4, último estágio. Foi dado um ano e meio de vida, mesmo subordinada a quimios e radioterapia. Quando findado esse tempo, minha mãe iniciou um processo de morte em vida, morfina ja não aliviava as dores. Internada na UTI, decidi como filha e responsável, por uma morte humanizada, também chamada de Ortotanasia. Não houve maiores sofrimentos do que ja havia passado. Sofrido para quem fica, mas humanizado para quem está partindo.
Bom, comentar este assunto.
Têm muitos humanos, definitivamente, descontentes com a vida pessoal. E não é problema financeiro.
@@pedrocesa177 eu acho q qnd a pessoa está vegetando aí sim é uma hipótese. Ou alguma doença q não tem mais cura , está no sofrimento de anos tmb. Eu sou a favor.
@laraoliveiraoliveira3959 Amigo(a). Cada um sabe o peso de sua cruz.
Difícil, muito difícil tentar entender o que ocorreu(e) de ruim na mente da pessoa.
Portanto, não necessariamente uma doença física é motivo para a autodestruição.
"Cada um com seu cada qual."
Abraço
Complimenti ancora un'altra volta Beto Ribeiro per il ottimo documentario. Sono la Loana e abito in Italia .
Parabéns pelo conteúdo do vídeo! Essa informação sobre a ortotanásia foi de extrema importância pra mim, o qual levantou a suspeita desta prática realizada sem o consentimento da nossa família. Inclusive iremos discutir sobre quais medidas tomar diante desta nova informação, muitíssimo obrigado!
Meu sonho ter condições financeiras de pagar eutanásia .,....não aguento mais tanta dor
Tente ver o mundo com outros olhos. Toda dor acaba e oq sobra é o aprendizado para uma nova "dor".
Tenha fé em algo superior e confie.
@@Hennri.macedo Por favor, nunca diga isso pra alguém que está sofrendo. Não digo que tenha sido a sua intenção, mas o que isso dá a entender é que a pessoa sofre porque não faz isso ou aquilo, e na maioria dos casos não é o que acontece. Culpar quem está sofrendo NUNCA vai ajudar.
E outra coisa: nem toda dor acaba, infelizmente. E diferente do que alguns acreditam, isso na maioria das vezes não depende de nós. Nao se deve julgar a dor alheia nem como cada um sente e age sobre ela. Só a própria pessoa sabe seus limites.
Thanks
Sou a favor do doente decidir se quer prolongar um sofrimento inútil ou não. Eu, por exemplo, não quero vegetar e incomodar a minha família. Optarei pela ortotanásia. E aceitarei muito conscientemente os riscos que eventualmente o espiritismo irá me impor.
No suicídio assistido, é por via venosa tbm, mas o paciente q abre o aparelhinho de gotejamento da substância.
Tem uma matéria ótima na veja, a advogada Luciana Dadalto acompanhou um na Suíça, ela é pesquisadora na área de bioética no Brasil.
Beto, eu sou aa fovor do suicidio assistido. A pessoa estando doente ou nao. Muitas pessoas vivem por viver numa vida infeliz.
Sou a favor, tem quem consiga. Não sei se em um extremo conseguiria, mas é algo a se pensar.
Uma questão: porque os animais tem o direito a eutanásia e os humanos não?
Meu cachorro me atacou quando chamei ele pra descer pra irmos ao carro, mordeu minha parte onde a urina passa e saiu cerca de 1l de sangue. Eu falei pra não fazerem isso, eu não autorizei, fizeram, perdi o amor da minha vida, um animal que não tem culpa de agir por instinto. Sinto tanta falta dele. É pq afinal, animal não importa né? (Ironia) esses dias um cachorrinho atropelado eu desesperado e todos órgãos de socorro que liguei, disseram que isso não é problema deles, liguei em vários!
Boa noite Beto,Dr Carlos.ja sou partir da eupotirdir da eutanásia, Shamam
Bom domingo menino do bem ❤
Há tempo certo pra tudo. Muitas pessoas estão m0rtas como vegetais, muitas vezes mantidas com aparelhos, ocupando uma vaga no hospital de quem teria melhores chances de sobrevivência se conseguisse a vaga no mesmo hospital, essas sem chance de recuperar uma normal, esttão apenas sofrendo e fazendo a família sofrer, por puro egoísmo de quem não quer ver partir, porque não reconhecem que já chegou a hora dessa pessoa. Mesma coisa quando a pessoa quer ir, já chegou o tempo dela, ela não quer mais estar aqui.
Boa noite 😢😢😢😢😢
Vida prolongada,mas nem sempre com qualidade!
Bom dia!
Seus lindos 💕💕💕💕💕💕💕💕💕
Para espiritualidade, eutanásia é suicídio, a velhice não é o fim, atualmente as pessoas estão envelhecendo com um pouco de qualidade de vida, é muito difícil envelhecer doente.
Depende de qual espiritualidade você segue.
Sou a favor. O estado não deveria se sobrepor a vontade do sujeito. (Quando os recursos psicológicos já foram esgotados)
É um tema tabu para muitos, mas cabe a cada um essa decisão, sem esquecer que só Deus pode nos levar dessa vida.
Não sei que Deus é esse que prefere a pessoa definhando, sofrendo e padecendo aos poucos do que ela ter a chance de ter uma morte digna.
No's somos tao prepotentes e arrogantes que imaginamos como Deus pensa e atua 😂😂😂😂
É um tema muito polêmico.
No Brasil também.Eu conheço um caso.
Interessante esse assunto
Tb concordo Beto!
Um assunto bastante polêmico! Mas, de acordo com minha doutrina, as pessoas não querem mais "sofrer". A eutanásia é a privação da reação ( pagamento em vida) de suas escolhas. Se foi nessa vida ou nas outras, a pessoa precisa " purgar" o que de " ruim" vc já fez em vidas! Não sou de acordo, não faria.... Mas aí entra nosso Livre árbitro!😢
Comenta se que eutanásia no Brasil é crime, mas uma pessoa quando se descobre portadora do vírus hiv, que sem os devidos cuidados leva a aids e consequentemente morte, pode decidir se quer fazer o tratamento ou não! Não o fazendo não seria uma eutanásia d certa forma? Pq a pessoa está se matando aos poucos e com responsáveis da saúde tendo conhecimento disso! Pra mim essa questão é muito confusa!
Eu tive um tio que fazia hemodiálise e pouco se fala nisso, mas hemodiálise é um procedimento muito penoso, a pessoa se sente muito mal. Em determinado momento meu tio resolveu que não faria mais, ele nos últimos meses chegava no hospital impaciente, falava mal com os profissionais no hospital, o médico tava de saco cheio e falou com todas as letras: vc vai parar e vai morrer. E ele decidiu morrer, ele falou isso pro médico. Ele parou todo o tratamento e morreu. Eu sempre convivi com muitos idosos, meu pai era o filho mais novo de 8 irmãos e qdo eu nasci ele tinha 49 anos. Então desde cedo eu vi muita fragilidade e doença. Eu acho, por tudo o q já vi (vi meu padrasto q tinha câncer no céu da boca ter q fazer a remoção e usar prótese) não vale a pena estar aqui muitas vezes.
Amigo veja vídeos do carandiru...
AIDS era um tabu, ainda é, afinal, pra alguns o mundo atual está perfeito. Não estamos vivendo uma doença chamada desigualdade, falta de empatia, falta de bondade, falta de vontade.
Veja o vídeo do historiografia sobre o carandiru, o último numa Live c 2 presos e o que ele explica bem.
Hj 2 comprimidos a pessoa fica bem, antes eram vários.
Vc faz algo, se tiver algum motivo pra viver.
Eu tenho dinheiro, mas possuo uma mãe psicopata, quando minha tiamae faleceu, a 3 anos e meio, 3u decidi que não teria motivos para viver. E desde então, eu não tenho. Eu sobrevivo, sabe estado vege5ativo? Então.. mas preciso sair dele todo dia pra alimentar minha filinha (pastora alema) e dar biscoitinho, se não ela fica chorando, eu esqueço tudo por ela. Eu faço tudo por ela. Mas confesso, estou suportando só por ela, família as vezes é pior que tortura física. Sério, queria ter nascido em uma família não tão egoísta. Espero ter dito algo com sentido kkk 😅
@@simonem7676 sim, se formos vermos esse lado, sofrimento pessoal, com certeza muitos irão optar não seguir, mas falo pela lei, se é crime em alguns casos pq em outros não?
@@Leusa-ks7rt entendi perfeitamente, só q falo pelo lado legal, se praticar a eutanásia é crime permitir uma pessoa não fazer determinado tratamento permitindo a morrer lentamente tbm deveria ser crime!
Mas quanto a família tbm estou nessa, meu pai narcisista, destruiu meu psicológico minha vida até eu compreender o q era narcisismo e conseguir reagir a isso, meu irmão por conta disso já foi paciente d caps frequentou psicólogos, até hj faz uso d medicamentos fortíssimos, tem depressão e só fala em tirar a vida, já tentou inclusive, infelizmente aqueles q deveriam nos amar e apoiar na maioria das vezes são quem nos destroem até a alma! Eu consegui entender meu pai, tenho mágoas e td, mas consegui aprender a conviver, agora minha mãe não, nem com psicólogo consegui entender o problema dela, ela teria q ir, mas não aceita, ela não tem traços d narcisista, mas desde q me entendo por gente ela é contra mim, sempre me coloca como mentirosa, ruim, em conversa com qualquer um, na minha frente, se comento algo q ela não gosta ela diz q é mentira e conta a versão d acordo com o q ela acha certo! Sempre sempre sempre se coloca contra mim, há pouco mais d uma semana parei d falar com ela, pq comentando um caso em q a menina matou o pai por ter sofrido violência sexual, a forma q ela matou, minha mãe perguntou seriamente se é assim q os matarei por conta do ódio q sinto! Ea distorce td e coloca palavras na minha boca e sempre me colocando como um demônio! Estou em uma fase complicada financeiramente, tenho 8 gatos, 3 deu felv, outros outros problemas, ganho salário, não tenho condições d pagar as dívidas q tenho, saí d um casamento q o marido me mandou embora sem nada, não tenho uma mesa pra sentar e almoçar, a casa só com fogão geladeira armário e uma cama q consegui comprar no móvel usado, eu estava comendo na casa dela pq disse q me ajudaria, ao menos com os gatinhos e comida, mas neguei a ajuda nesse dia q ela perguntou como eu os mataria! Agora não tenho comida dentro d casa, passando uma semana a feijão, uma a canjiquinha, uma feijão pra ver se não fica muito enjoativo, mas tô preferindo passar a canjiquinha e tentar cuidar dos meus gatinhos a conviver com meu pai e com ela q sempre me destruíram na oportunidade e quando quiseram!
Deus da a vida e só ele pode tirar. Cuidei da minha mãe com AVC. 84 anos e quando ela se foi ate hoje sinto muita saudade.
Acho o certo, se a pessoa passar por um tratamento certinho com psicóloga.
@beto, chama algum médico paliativista pra falar sobre o assunto. Acho fundamental.
Eu não teria coragem de fazer eutanásia.
❤❤❤❤❤
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Parece que linda MacCartney cometeu suicídio assistido por um cancer MT sofrimento.e paul MacCartney cumpriu o desejo da esposa
👏👏
🇧🇷 💜
Salvo engano a Belgica também aceita.
❤
👏
😮